Tudo que você precisa é de amor…

Tudo que você precisa é de amor…

Por uma infeliz coincidência, neste domingo, 8 de dezembro, o mundo lembrará a perda de dois de seus maiores artistas. Foi nesta data, mas em anos diferentes da nossa história, que Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim e John Winston Lennon foram dar o ar da graça nos palcos do andar de cima.

tom-jobim_91

O maestro, pianista e violonista Tom Jobim, eleito pela revista Rolling Stone como maior expoente da música brasileira em todos os tempos, não resistiu à segunda parada cardíaca na tarde de 8 de dezembro de 1994, quando tentava se recuperar de uma cirurgia de câncer na bexiga, num hospital de Nova Iorque. Mesma cidade onde estava o cantor, compositor e guitarrista britânico John Lennon, que foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, por um fã, enquanto voltava da gravadora para casa.

Outra coincidência entre eles é que junto de seus mais famosos parceiros, respectivamente, Vinícius de Moraes e Paul McCartney, Tom e Lennon detêm as duas canções mais executadas da história da música internacional. Segundo dados da Universal Music, até o ano passado a música Yesterday, dos Beatles, liderava o ranking das músicas mais tocadas no mundo. Em segundo lugar está a famosa composição brasileira Garota de Ipanema. Mas os sucessos desses que são dois dos maiores mitos da música mundial não param por aí.

Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Nascido no bairro da Tijuca e criado em Ipanema desde os dois anos de idade, Tom chegou a trabalhar como arquiteto antes de decidir largar a carreira para viver da música. Tocou em bares de Copacabana no início da década de 50 e em 1952 foi contratado pela gravadora Continental como arranjador. Foi nessa época que gravou, pela primeira vez, a bela canção Incerteza,

em parceria de Newton Mendonça, interpretada pela voz de Mauricy Moura. Depois foi para a Odeon e, segundo contam, por um daqueles maravilhosos acasos conheceu o poeta Vinícius de Moraes, no bar Villarino, quando Lúcio Rangel sugeriu a Vinícius que Tom musicasse sua peça “Orfeu da Conceição”. Dali nasceu o embrião da Bossa Nova. Dessa parceria brotaram memoráveis sucessos como Se Todos Fossem Iguais a Você, Canção do Amor Demais, Chega de Saudade, Eu Não Existo Sem Você, A Felicidade, Só Danço Samba, Ela É Carioca, e, é claro, Garota de Ipanema, esta última popularizada internacionalmente pelo cantor norte-americano Frank Sinatra. Além dos clássicos com Vinícius, Sinatra e João Gilberto – outro nome crucial para a formação da Bossa Nova – Tom também fez parcerias maravilhosas com Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Miúcha, Billy Blanco, Dorival Caymmi, Stan Getz, Gal Costa e Sérgio Mendes.

lennon
Já Lennon, nascido em Liverpool, na Inglaterra, entrou para a história quando, em companhia de Paul

McCartney, Ringo Starr e George Harrison, viveu seus melhores dias na música como fundador, vocalista e guitarrista da banda The Beatles. O nome, no original The Beetles (os besouros), é uma homenagem do primeiro baixista da banda, Stuart Sutcliffe, aos The Crickets (os grilos), de Buddy Holly. Depois de tentativas frustradas em Hamburgo, na Alemanha e em Londres, os Beatles finalmente estouraram depois de gravarem seu primeiro compacto com Love Me Do, em 1962, e Please Please Me, no ano seguinte. Sempre em parceria com McCartney, Lennon nos brindou com canções fantásticas como Let it Be, Get Back, All You Needs Love, Lucy in the Sky With Diamonds, Across the Universe, Yesterday e posteriormente à sua saída da banda, Starting Over, Woman e Imagine, entre outras.

Paul e John

John Lennon e Paul MacCartney

Famoso também como ativista político, John Lennon, que acabou terminando a amizade com McCartney, foi um dos grandes pensadores do século XX, e, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da música mundial de todos os tempos.

___

Por isso, mesmo que hoje o sol brilhe ou que a chuva caia, nós da Artmanha desejamos um excelente domingo a todos! E deixamos aqui a nossa homenagem a ambos os mestres da música que dia após dia nos inspiram:

 

 

 

“A minha felicidade está nos olhos da minha namorada. É como esta noite. Passando, passando, em busca da madrugada. Falem baixo, por favor – prá que ela acorde alegre como o dia, oferecendo beijos de amor”.

A FELICIDADE (Tom e Vinícius).

“Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito. Ninguém que você possa salvar que não possa ser salvo. Nada que você possa fazer, mas você pode aprender a estar no tempo Certo. É fácil. Tudo que você precisa é de amor”.

ALL YOU NEED IS LOVE (Lennon e McCartney).

 

. OUÇA ALGUMAS MÚSICAS DESTE POST:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Share This